Mosaico Cultural, a comunidade em movimento

A Casa OPOCA abarca um mosaico cultural movido pela comunidade são-miguelense. Há Batuque das Mulheres, Culinária Tradicional Caipira, Capoeira, Oficina de Bateria de Escola de Samba com crianças e jovens, Encontros do Conselho Popular da Cidade, Grafite pelas paredes, artesãs e artistas locais na Loja Vivamarela, produtos da agricultura familiar e orgânica, produtos da média agricultura local, e uma gente de vários cantos, becos, campos, matas e centros da cidade que transmitem, em Rodas de Conversas, o que sabem sobre a realidade e a vida.

Cozinha da Casa

Nas terças-feiras a cozinha movimenta oficinas de pães artesanais, receitas de Maria José Almeida e Junior Heitkoeter. O Conselho de Mães e de Jovens do OPOCA participam das oficinas e/ou colabora na comercialização dos alimentos, que são vendidos na loja Vivamarela. Além do pão, que acontece toda semana, já houve receitas de bolinho de frango, mingau de milho verde, sonho doce e coxinha, dentre outras iguarias preparadas também pela Cida Fernandes e pelo Chef Júnior, que vem de Campinas, do Restaurante D’autore – Grupo Dama, para ensinar suas receitas.

Os pães artesanais são vendidos todas as terças-feiras na Casa OPOCA e as oficinas de culinária caipira são sempre abertas. Siga a Casa OPOCA nas redes sociais para acompanhar a agenda de atividades.

Mulheres no Batuque

Mulheres no Batuque é uma parceria entre Casa OPOCA e Escola de Samba Zo Livre do Tio Biju. As oficinas acontecem todas as quintas-feiras às 19h na Casa OPOCA com Luana Maria.

Capoeira

Todas as terças-feiras acontecem aulas de capoeira com o professor Eliel Sodré. Das 19h às 20h, as aulas são para crianças; das 20h às 21, para jovens e adultos. A Oficina de Capoeira faz parte do Projeto Cidade Escola. Há, em muitos encontros, uma organização de mães da Casa OPOCA para movimentar a Cozinha e preparar pães, bolos e sucos para as crianças da Oficina.

Conselho Popular da Cidade

Nas últimas quintas-feiras de cada mês acontecem os Encontros do Conselho Popular da Cidade. Nesse dias a Casa OPOCA abre esse espaço para a comunidade são-miguelense pensar São Miguel Arcanjo. O Conselho Popular da Cidade é um espaço permanente de encontros para refletir, conversar e debater a cidade, suas violências, belezas, desigualdades e potencialidades para elaborar, em comunidade, alternativas à São Miguel Arcanjo.

Quem pensa a cidade? Você, mãe, mulher, criança, jovem, trabalhador/a com ou sem carteira, trabalhadora sazonal, desempregado, professor/a? A gente entende que a gente, comunidade são-miguelense, precisa fazer esse esforço de reflexão e levar para a sociedade e para a política institucional soluções para as violências que pesam sobre os nossos corpos, territórios e sobre todos os seres que habitam esses nossos espaços. Você pode fazer parte dessa história. É toda última quinta-feira do mês, das 17:30h às 19:30h na Casa OPOCA.

Sua presença é importante para trazer para o debate as reflexões que podem ajudar na construção de uma cidade mais ética, mais justa, mais nossa. Apareça!

Oficina de Batuque

Todos os sábados, das 9h às 10h na Escola Estadual Nestor Fogaça, acontecem as Oficinas de Batuque voltadas à formação para bateria de escola de samba, mediada pelo professor Anderson Nunes Rato. A oficina, uma continuação do Projeto Faz Parte Desse Nosso Carnaval, pertence ao projeto Nenhuma e Nenhum a Menos e é uma parceria do OPOCA, da Escola Estadual Nestor Fogaça e do professor de música Anderson Nunes Rato.

Rede Caipira para Sustentabilidade

Terças, quartas e quintas são dias de receber os produtos da agricultura local. Nas quartas, são produtos orgânicos da agricultura familiar local vindos do bairro do Retiro. Terças e quintas chegam produtos de diversos produtores médios locais. Todo alimento é distribuído para as famílias do OPOCA.

A Rede Caipira para Sustentabilidade atua para a segurança alimentar e nutricional em São Miguel Arcanjo através da organização e distribuição do excedente da média produção agrícola e do fortalecimento da pequena e familiar agricultura orgânica local com a garantia da compra semanal feita através de doações à Casa OPOCA. São 60 famílias que recebem semanal e quinzenalmente cestas com alimentos da agricultura de São Miguel Arcanjo.

Do início da pandemia até aqui, foram mais de 70 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos. Você pode apoiar essa ação através da doação de alimentos ou de dinheiro que será destinado inteiramente na compra da agricultura familiar local, ajudando a fortalecer, assim, ao mesmo tempo, a economia local e a segurança alimentar das comunidades são-miguelenses. Faça parte da Rede Caipira para Sustentabilidade.

Vivamarela

O Projeto “Vivamarela, um laboratório de economia criativa” é uma loja colaborativa da Casa OPOCA que objetiva a geração de renda para a comunidade, mães, jovens, artistas, cozinheiras e organizações sociais através da criação, da produção e da venda de artigos do OPOCA e parceiros num desafio de desenvolver uma alternativa econômica que não busca apenas garantir os meios de subsistência, mas também a reprodução e o desenvolvimento de modos de vida e de produção comprometidos com os outros, com o coletivo, com a comunidade e com a natureza.

Comments are closed.

  • mídia livre

    junho/2024