Um trans em São Miguel

Pessoas transexuais sempre existiram – mas na sociedade moderna é muito recente a possibilidade de falarmos do assunto. Aqui, damos voz a um sãomiguelense que passou pelo doloroso processo de transformação física e psíquica . Pedro Henrique, é com você! Quem é o entrevistado? Pedro Henrique Dias Corrêa tem 23…

Ler

8M: Ninguém me chamou. Eu estou aqui, o que é que há. E olha quem chegou. Mulheres no Batuque, oya yá.

A modernidade, ao longo do tempo, foi construindo um mundo em que se delimitava onde a mulher, supostamente, deveria estar e se desenvolver como ser humano. Foi simplificada toda a complexidade desse ser ao mundo privado e aos afazeres domésticos. Já para o homem foi construído um mundo fora do…

Ler

Muros: Maria Francisca e IEAOU

A Oficina de Arte e Ativismo, que acontece semanalmente na Casa OPOCA, possui uma proposta de extensão na Escola Estadual Maria Francisca Deoclécio Arrivabene, assim, todas as quartas-feiras, desde maio de 2022, houve atividades mediadas por Débora Fernandes no clube juvenil de grafite na escola. Durante esses meses, atuamos para…

Ler

A Cidade que protege as suas crianças (?)

No dia 23 de novembro de 2022 foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de São Miguel Arcanjo o projeto “Nenhuma e Nenhum a Menos: a criação da Rede Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Contra a…

Ler

O Máscara

Aqueles de nós que ainda temos o privilégio de sentir empatia podemos até tentar imaginar o desafio de ser um filhote de onça de seis meses de idade, fascinado por tudo, seguindo nossa mãe onça por um lugar desconhecido no Vale do Ribeira, nossa cauda pontuda balançando com nossos passos…

Ler

Uma moldura para um retrato

“tudo é poético na medida em que se confessa um destino” Borges. Assim tem sido os encontros de Mulheres em Prosa, um lugar de construção de uma moldura comum que nos caibam a todas, porque são nesses encontros que as nossas histórias se cruzam e se costuram de alguma forma,…

Ler

Cozinha Caipira, resistência cultural

A culinária caipira traz consigo valores comunitários, solidários, de mobilização social, que nos interliga aos tempos antigos, das práticas culturais do fazer junto, do descascar as batatas em roda, de ralar o milho, das conversas e trocas ao redor das panelas quentes, do comer em grupo numa mesa grande. Em…

Ler

Outras bandeiras

19 de novembro é o dia da bandeira. Data escolhida em 1889 para homenagear a bandeira brasileira. Essa, que é o símbolo para marcar o fim do Império e o início da República, foi criada sob influência das formas e cores da antiga bandeira imperial, dado que sugere certa permanência…

Ler

Cuidado, cultivo e convivência

Na mitologia grega, a Fênix é um pássaro especial: em vida, é capaz de carregar pesos imensos durante o voo e suas lágrimas possuem poderes curativos extraordinários, regenerando feridas. Mas o que a torna ainda mais especial é o que acontece quando a Fênix está prestes a morrer: quando sua…

Ler

Mosaico Cultural, a comunidade em movimento

A Casa OPOCA abarca um mosaico cultural movido pela comunidade são-miguelense. Há Batuque das Mulheres, Culinária Tradicional Caipira, Capoeira, Oficina de Bateria de Escola de Samba com crianças e jovens, Encontros do Conselho Popular da Cidade, Grafite pelas paredes, artesãs e artistas locais na Loja Vivamarela, produtos da agricultura familiar…

Ler

Oficina de Arte e Ativismo debate raça e etnia na arte

Todas as quartas-feiras à tarde há muita conversa, prosa e criação no ateliê de arte da Casa OPOCA movimentado pela Oficina de Arte e Ativismo, ação mediada pela artista e educadora Débora Fernandes. Durante todo o ano temas como racismo, feminismo, ativismo político, LGBTQIA+, dentre outros são discutidos através da…

Ler

Construindo o Mapa Afetivo da cidade

Às segundas e quintas-feiras, os 9°, 1° e 2° anos do Colégio Objetivo São Miguel Arcanjo, sob a coordenação da Professora Júlia Marques Galvão, Diretora Cultural do OPOCA, vêm à Casa OPOCA para as suas aulas de Eletiva de Cultura e Patrimônios.  A proposta da eletiva de Cultura e Patrimônios,…

Ler

A cidade que odeia suas raízes

É preciso entender a cidade como um espaço vivo de interação social e capaz de nos conectar diretamente com o nosso bem estar físico e emocional. Uma cidade que busca ser um polo turístico precisa, necessariamente antes de tudo, ser uma cidade que proporcione qualidade de vida aos seus moradores….

Ler